Features Title Here. Consectetur adipisicing elit sed

Features Content Here. Sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

A Odontologia no passado

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Olá pessoal, essa é a nossa primeira postagem no Odontonews. Então, vamos começar conhecendo um pouco sobre como começou a prática odontológica, no Brasil.


A Odontologia praticada no século XVI, à partir da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 1500, restringia-se quase que só a extrações dentárias. As técnicas eram rudimentares, o material inadequado e não havia nenhuma forma de higiene. Anestesia, nem pensar. O barbeiro ou sangrador deveria ser forte, impassível, impiedoso e rápido. Os médicos (físicos) e cirurgiões evitavam essa tarefa, alegando os riscos de hemorragia e inevitáveis infecções para o paciente.

Em 1728, na França, Piérre Fauchard (1678-1761) com seu livro: Le Chirugien Dentiste au Traité des dents, revoluciona a odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo juntamente cognominado o "Pai da Odontologia Moderna".

Nesta época, o mestre Domingos, "barbeiro popular no bairro da Saúde, Rio de Janeiro, se tornou famoso. O negro mestiço levava sob o braço levava uma esteira de tábua, que servia de cadeira e uma enferrujada chave deGarangeot. Dado a algumas manobras intespetivas, extraía também o dente vizinho, mas cobrava apenas um. Às crianças, sugeriu que o dente fosse jogado ao telhado, dizendo antes e por três vezes: "Mourão, toma o teu dente podre e dá cá o meu são".

Em 1820, o Doutor Picanço concedeu ao francês Doutor Eugênio Frederico Guertin a carta para exercer sua profissão no Rio de Janeiro. Era diplomado pela Faculdade de Odontologia de Paris e, aqui, atingiu elevado conceito, atendendo a maior parte da nobreza, inclusive Dom PedroII e familiares. Publicou, em 1819, "Avisos Tendentes à Conservação dos Dentes e sua Substituição", ao que tudo indica, a primeira obra de odontologia feita no Brasil.

Vem na pessoa de Vicente Cândido Sabóoia (1835-), mais tarde, Visconde de Sabóia, que, assumindo a direção da Faculdade de Medicina em 23 de fevereiro de 1880, resolveu inicilmente atualizar o ensino, tanto material quanto cientificamente. Logo a seguir, cria o laboratório de cirurgua dentária, encomendando aparelhos e instrumentos dos Estados Unidos. Em outubro de 1822, monta também o laboratório de prótese dentária.

Como podemos ver, a odontologia passou por muita precariedade, tanto no aspecto científico quanto instrumental, até chegar a essa odontologia evoluída que temos hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.